top of page
  • Foto do escritorDaniela Rahmani

3 períodos em que a mulher possui maiores chances de apresentar alterações emocionais:


O ciclo vital da mulher é formado por 3 períodos de grandes mudanças, que representam verdadeiras fases de desenvolvimento, são eles:


1- Puberdade (adolescência)

2- Gravidez

3- Climatério (perto da menopausa)


Esses 3 períodos são considerados de crise no desenvolvimento vital feminino. Isto significa que nesses momentos há maiores chances da mulher vir a apresentar alterações emocionais significativas.


POR QUE?

Pois são situações temporárias e instáveis, devido às grandes expectativas de mudanças sociais, necessidades de novas adaptações e alterações de identidade.


Desses três períodos citados acima, o período perinatal é o momento de MAIOR probabilidade de manifestar adoecimento mental.


Na psicologia existe uma técnica para prevenir o adoecimento psíquico nessa fase, e consequentemente favorecer a relação mãe-bebê e desenvolvimento do bebê, chama-se pré-natal psicológico. Trata-se de uma prática da psicologia perinatal, direcionada a gestantes, casais grávidos e familiares do casal, que visa:

1- Oferecer acolhimento e orientação psicológica

2- Prevenir alterações emocionais significativas próprias desse período

3- Evitar sua cronificação no pós parto.


Ao realizar as consultas de pré natal psicológico, a mulher não está apenas cuidando de sua saúde mental, como também da sua vinculação com o bebê, e saúde física e mental do bebê.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page